domingo, 2 de outubro de 2011

Passarinhos muito azuis - uma estranha coincidência

       Moro em uma região bem verde de Curitiba. Um bálsamo para a alma de quem já morou no centro de São Paulo! Curitiba é um lugar muito interessante pela riqueza de pássaros, o que inclui aves que usam a cidade como ponto em sua rota migratória. 
       Certa vez minha akita amada caçou um pato incrivelmente colorido, destes que não existem no Brasil. Supusemos, na época, que a akita não havia sido tão heroica a ponto de arrancar o pato patagônico (?) do céu. O bichinho já deveria estar meio mal, foi descansar no quintal e sofreu o seu triste destino. 
        Esta vida cheia de passarinhos faz aguçar minha vontade de lançar hipóteses para tudo. Crianças, não levem estas hipóteses a sério. Não sou bióloga, muito menos ornitóloga. A hipótese pode facilmente ser derrubada na mesma velocidade com a qual foi concebida. Ela versa sobre... passarinhos muito azuis. 
      É que há poucas semanas não havia nas redondezas passarinhos muito azuis. Mas no intervalo de 1 semana apareceram duas espécies de passarinhos muito azuis!
A que apareceu por último, sob a forma de indivíduos isolados, foi esta daqui: 


Créditos ao fotógrafo Alex, de quem eu roubei a imagem. 

        Já a segunda apareceu apenas durante dois dias, e em um bando enorme. Contamos 20 em uma árvore, bem na frente da minha janela (imenso privilégio!). Não tenho certeza se era este aqui abaixo, pois vi os bichos de mais longe. Mas tem as características notórias: azul muito intenso e peito branco. 

          Agora, não é muita coincidência esta bicharada muito azul num espaço tão curto de tempo? Bom, ao final da postagem eu fiquei com vergonha das minhas hipóteses abiloladas.  Talvez seja só uma coincidência mesmo.




PS. Curios@ sobre o saí-azul?
Já conhece o Wikiaves? http://www.wikiaves.com.br/sai-azul


Um comentário:

E você, o que pensa?