quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O twittaço da legalização do aborto


    Das 23 horas de ontem até a uma da manhã de hoje (e possivelmente bem mais, este foi o tempo que eu acompanhei), a hashtag #legalizaroaborto esteve nos TTs das cidades de São Paulo e Rio. Curiosamente, neste tempo, eu não a vi entre os TTs do Brasil. 
    Nestas duas horas vi muito, muito ódio de quem é contra a legalização. Mas, isto já era esperado. O que me surpreendeu foi a atitude das feministas twitteiras. Calmas, dispostas ao diálogo, com frases inteligentes. Não senti intransigência alguma. Senti capacidade de intervir na sociedade, se fazer ouvir e endurecer sin perder la ternura. Em outras palavras: a articulação que acontece todos os dias, nos coletivos e também na rede, ficou perceptível no discurso afinado e seguro. 
   Na verdade, isto confirma uma impressão que vem se acumulando. Que feministas maravilhosas temos hoje neste país! Não quero com isto menosprezar nossas heroicas feministas históricas, às quais tanto devemos. Estou falando da felicidade ao constatar que, em um momento histórico que permite o florescimento dos movimentos sociais no Brasil, nós feministas estejamos agarrando esta oportunidade e crescendo em número e qualidade do debate. Acho que nós, impacientes como suele ser para quem quer transformações, muitas vezes não vemos isto. Mas depois de uma pancada dura na década de 1990 sobre todos os movimentos sociais, estamos aí de novo, crescendo, inovando. 
     Meu prognóstico intuitivo: mudanças maiores virão, pois tenderemos a melhorar nossa articulação, nossas estratégias e acabaremos por aumentar nosso espaço na sociedade. E no caminho encontraremos muita oposição tomada pelo ódio e por um discurso fascista. Quantos não se surpreenderam ao ver o Muro de Berlim cair. Ao ver um negro ser eleito presidente dos EUA. Algumas mudanças se dão mais rápido do que muitas vezes nos damos conta. Meu prognóstico intuitivo otimista: é sim possível, em algum tempo, legalizar o aborto no país. 

PS1. Faz tempo que a lindíssima Denise Arcoverde não nos brinda com uma postagem, snif. Mas esta daqui, sobre a nova efervescência feminista é totalmente indispensável: http://migre.me/5NZvp

PS2. Hoje deve entrar a 400ª mulher incrível no Blogueiras Feministas!

 Esta charge não é sobre aborto. Mas poderia ser. Quais são os efeitos da política "pró-vida?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que pensa?