quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

o Gato do Rabino

LE CHAT DU RABBIN



O Gato do Rabino, que ainda não saiu no Brasil, já virou filme na França. Neste ritmo, o filme sai aqui antes dos deliciosos quadrinhos de Joan Sfar. 
O gato do rabino, que não tem nome além deste mesmo, comeu o papagaio de seus donos e com isto passou a papagaiar, digo, a falar. O gato falante nasce muito humanamente: cheio de certezas para cima do bom rabino de uma aldeia no Magreb. 
Embora a tônica não seja sempre esta, as aventuras do gato discutem com leveza questões de crença, fé, ceticismo e religião. Até onde eu conheço, algo inédito na linguagem dos quadrinhos. E, sinceramente? O melhor jeito que tenho encontrado de discussão para estes assuntos, onde não faltam gatos convencidos. O gato do rabino vive em meio aos dilemas da fé e do ceticismo, com os altos de baixos de cada um. Quando tiver a oportunidade, leia. Quando tivermos a oportunidade, vejamos o filme, para comprovar se é tão bom quanto os quadrinhos nos quais se baseia. É nada menos o que se espera do Joan Sfar, um expoente da sua geração. 




O filme versa justamente sobre o único tomo que me falta na coleção ainda
 "Jerusalem d'Afrique". Abaixo o trailer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que pensa?