quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FoWL- chegou a rede do wikileaks





Segue abaixo minha tradução do artigo do Der Spiegel

Hamburgo- Wikileaks batalha em vários fronts nestes dias. Em Londres o seu fundador, Julian Assange se protege contra sua extradição para a Suécia, que aliás nada tem a ver com revelações, mas com a acusação de abuso sexual. Em Fort Meade, Maryland, acontece desde sábado a audiência na qual deverá ser decidido se Bradley Manning, supostamente a fonte de grandes revelações da inteligência secreta estadunidense, será julgado em um tribunal de guerra. Já há algum tempo wikileaks está com falta de dinheiro e uma nova forma segura de angariar fundos para novos vazamentos ainda não está encaminhada. Os “spy flies” recentemente divulgados sobre as práticas e produtos do ramo da segurança internacional são antes um dossiê do que revelações em sentido estrito.

Um pouco mais de apoio cairia bem. De fato existem muitas pessoas ao redor do mundo que nutrem simpatia pelo wikileaks. Wikileaks quer agora conectar a sua base, com uma rede social. “Friends of Wikileaks” é o nome dado à rede, abreviada por FoWL. De seu manifesto de fundação:”Desde a sua criação, muitos grupos de apoio tem surgido. Elas se formaram sem interconexão global e apenas uma pequena fração das pessoas que apoiam o wikileaks acharam um caminho para defendê-lo de forma pragmática. FoWL vai conectar estas pessoas para que surjam sinergias e que possamos trabalhar juntos de forma produtiva e eficiente.”

Também entra aí a questão do financiamento. Quem se registra já é logo instado a doar e também a participar da organização de manifestações ou de tarefas públicas. Cada simpatizante que se junta à rede deve ser conectado a seis outros ao redor do globo com os quais pode se comunicar. Já no registro o usuário indica quais línguas ele fala. Estes círculos de doze simpatizantes são pensados para resultar numa estrutura estável de células de apoiadores.

A princípio é possível registrar-se e não fazer nada além disto. Então se é avisado quando há mais registros, para que possam ser distribuídos amigos; é o que se lê quando do procedimento de registro. A saudação desta rede por enquanto apenas virtual termina com as seguintes palavras: “com um cordial abraço, Julian Assange”. Não está parecendo que o fundador da plataforma queira abdicar de seu papel no wikileaks por causa de problemas jurídicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que pensa?